Santa Catarina está com vinte casos de coronavírus confirmados. A informação foi dada há pouco pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, em entrevista coletiva em Florianópolis. "São vinte casos, nos municípios de Braço do Norte, Tubarão, Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e Rancho Queimado", detalhou. Em relação ao sul do estado, são três em Braço do Norte e dois em Tubarão. Em Criciúma não há qualquer caso confirmado, apenas em investigação.
"Em Santa Catarina temos 177 pacientes em investigação, que tratamos como casos suspeitos", referiu. Dos pacientes com confirmação de contaminação pelo vírus, apenas dois estão internados: o paciente de Braço do Norte que segue na UTI do Hospital São Donato, em Içara, e um paciente de Florianópolis. "O de Içara está em situação adequada, está bem, o de Florianópolis é um quadro mais delicado, por isso o isolamento", explicou. "Mas não há casos de agravamento em Santa Catarina", reiterou. Não há profissionais de saúde acometidos pelo coronavírus em Santa Catarina.
Sem festas
Zeferino reiterou a importância de a população buscar a rede pública de saúde. "O primeiro atendimento é na unidade básica, e não no hospital", reforçou. O secretário chamou a atenção, ainda, para a importância de evitar eventos e festividades. "Esse momento não é para festa, temos visto informações sobre concentrações, festas de aniversário, não é momento para isso. Nas praias também estamos orientando as pessoas a se recolherem", relatou. "Se não tivermos a adesão de toda a população, vamos sofrer mais com o coronavírus", sublinhou.
Questionado sobre o funcionamento de indústrias, o secretário reportou a necessidade de respeito ao decreto estadual. "Recomendamos que todo o parque fabril utilize sua massa de trabalho no mínimo necessário para manter funcionamento do sistema. Não é momento de aglomerações nem de trabalho intenso. Alguins sistemas fabris têm uso mínimo de pessoal", sublinhou.