Com a ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS do Hospital São José de Criciúma ocupados, o hospital mais próximo e que atualmente conta com um leito destinado para a Covid-19 disponível é o Hospital São Donato (HSD) de Içara. Há alguns meses, houve também a possibilidade de o HSD adquirir novos leitos de UTI, porém, se o Estado não o ajudasse, o Hospital não conseguiria arcar com os custos proveninetes dos leitos.
Conforme o diretor administrativo do Hospital, Júlio de Luca, o HSD sempre esteve a disposição do Estado para isso. "Mas o estado é bastante burócrático e complicado na questão de novos leitos. O estado nos dá os ventiladores, mas não dá os monitores, nem os leitos ou então não paga o custeio e o Hospital não tem como pagar isso", explicou ao programa Agora, da Rádio Som Maior.
De acordo com o diretor, houve a intensão de o Estado habilitar mais cinco leitos na unidade, porém ao ser questionado dos custos, as tratativas encerraram. "Quando questionamos sobre a infraestrutura e o custeio, o Estado não respondeu mais. O Hospital não teria condições de comprar os equipamentos. Tivemos cirurgias canceladas, os atendimentos diminuiram, o uso dos Equipamentos de Protenção Individual (EPIs) aumentaram e isso tudo afeta", comentou.
O Hospital espera agora um recurso do governo Federal.
Ocupação de leitos
Ao todo, o Hospital São Donato conta com 10 leitos de UTIs, sendo 1 destinado para o tratamento da Covid-19. "Dos 10, nove estão ocupados, mas nenhum para o coronavírus. O estado requer 10% da capacidade da UTI, então no HSD foi destinado um para o covid, o qual não está ocupado no momento", explicou o diretor.
Na clínica médica, o hospital conta com seis pacientes internados, sendo três com casos confirmados e três com casos suspeitos.