Com cerca de R$ 900 mil reivindicados, referentes a atrasos em repasses pelo Governo do Estado desde dezembro passado. o Hospital São Donato de Içara anunciou a suspensão dos serviços da maternidade a partir de 1º de maio.
"Essa dívida que o Estado acumula desde dezembro de 2018 está inviabilizando a manutenção, sem esse recurso a maternidade não tem como funcionar. O que queremos é que o Estado pague aquilo que está previsto em contrato desde 2015", disse o prefeito Murialdo Gastaldon, em entrevista à Rádio Som Maior na manhã desta sexta-feira.
O Estado explica
O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, justificou e deixou claro: o repasse não vai acontecer mais mesmo. "A Comissão Intergestores de Regulação, a CIR, sugeriu há alguns anos, com os problemas do Hospital São José, que o São Donato recebeu o incentivo, que era renovado todo semestre. Em 2018, no último semestre, tivemos a renovação do convênio encerrado em dezembro, com etapas de R$ 150 mil", comentou.
"No fim do ano passado tivemos a incorporação à rede do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, que faz as vezes de maternidade, sendo mantido pelo Estado. A CIR não se manifestou neste primeiro semestre referente a manutenção do incentivo ao São Donato. A única maternidade no Estado que a gente mantinha incentivo direto era a de Içara, as demais sobrevivem pelas demandas do SUS. Considerando que não tivemos sinalização pela CIR e para ter equidade, esse repasse não foi mantido", emendou Zeferino.
Como manter
O titular da Saúde no Estado entende que o São Donato tem condições de manter a maternidade com as demandas normais do SUS, e acentua o papel do HMISC enquanto polo regional para materno infantil mantido pelo governo. "Esperamos que o São Donato reveja essa suspensão, pois ele está contratualizado com o SUS como maternidade", destaca. Ele lembra, ainda, que está mantida a negociação para a operação de dez leitos de UTI no hospital de Içara. "Estamos inclusive em negociação para abertura de dez leitos de UTI, esperamos a deliberação por parte do hospital para contratar os hospitais, contratados vamos abrir os leitos, estão prontos, apenas aguardando para abertura", conclui.
Ouça no podcast a manifestacão do secretário.