Durante toda esta semana, diversos setores se mobilizaram com as entidades educacionais de Santa Catarina. As aulas foram suspensas depois de uma ação judicial na última semana e desde então diversas entidades do setor buscam realizar manifestos e ações para o retorno das atividades escolares. Nesta sexta-feira, 20, o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, garantiu que a secretaria irá fazer o enfrentamento para esse retorno, inclusive com questões judiciais.
Conforme o secretário, o Estado propôs diversos regramentos seguros para o retorno. "Um setor muito impactado na pandemia e nós entendemos que é um setor que é preciso ser protegido. Ele é essencial e lugar de criança é na escola. Foram vários fóruns de discussão entre a secretaria de Educação e de Saúde. Várias instituições do setor no estado inteiro e desde maio estamos discutindo protocolos esse retorno", explicou o Ribeiro.
PGE pede para que Justiça autorize a volta às aulas em Santa Catarina
O secretário relembrou que que durante a última semana foram surpreendidos com a ação judicial. "Um enfrentamento de um grupo que entende de outra maneira. Nós já estamos entrando na discussão judicial que entendemos que temos que garantir o acesso das crianças. E nós iremos insistir nisso de uma forma clara, correta e segura", afirmou.
Segundo o secretário, a secretaria continuará atuando para o retorno. "As crianças precisam ter a oportunidade de voltar as escolas e iremos fazer esse enfrentamento com questões judiciais", enfatizou.