O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEM/SC) lançou uma nota de repúdio "Contra declarações de manipulação de dados da COVID-19 no Brasil", após as declarações do indicado ao ministério da Saúde por Jair Bolsonaro, Carlos Wizard.
O empresário Wizard também insinuou que haveria supernotificação dos dados da Covid-19 no Brasil, porque os municípios informariam para cima os óbitos para supostamente angariar mais recursos do governo federal.
Além disso, o ministério da Saúde parou de divulgar os dados cumulativos das mortes da Covid-19. A alteração da distribuição de dados gerou críticas de especialistas da área da saúde. Wizard também insinuou que haveria supernotificação dos dados da Covid-19 no Brasil, enquanto especialistas afirmam o contrário.
A nota da COSEM/SC foi assinada pelo secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Lencina Fagundes, presidente do Conselho. Confira na íntegra:
"O COSEMS/SC, que representa 295 Secretarias Municipais de Saúde vem a público manifestar veemente repúdio às declarações do senhor Carlos Wizard, futuro Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, quando afirma que Secretários Estaduais de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da COVID-19 em busca de mais “orçamento”.
As declarações impregnadas de desconhecimento de causa jogam no obscurantismo todo o trabalho desenvolvido pelas autoridades e profissionais da Saúde de todos os estados e municípios brasileiros que atuam com base na ética e na orientação das autoridades mundiais da Saúde (OMS) e melhores evidências técnico-científicas disponíveis para o combate da pandemia do coronavírus.
Seria inaceitável tal pronunciamento, se o senhor Carlos Wizard já respondesse investido do cargo de secretário, mas não é crível que alguém que nem está nomeado no cargo fale e aja para modificar o formato das estatísticas da COVID-19 no Brasil.
Reiteramos que todos os profissionais da Saúde agem dentro dos parâmetros éticos conforme as orientações das autoridades mundiais da Saúde (OMS) e jamais aceitariam manipular dados em troca de mais verbas em detrimento de vidas.
O COSEMS/SC entende que tais declarações provocam mais incertezas na adoção de medidas corretas para o combate da pandemia do coronavírus no Brasil. A tentativa de acobertar a realidade levará o país ao caminho mais tortuoso para recuperar a volta das atividades da economia e a vida em sociedade.
O COSEMS/SC manifesta total e irrestrito apoio aos profissionais médicos e a todos os profissionais da Saúde que têm se dedicado, de forma incansável, a salvar vidas."