Santa Catarina, Brasil e o mundo ficaram assustados com mais um atentado à escolas que aconteceu na quarta-feira da última semana em Blumenau. Nesta segunda-feira (10), três requerimentos de autoria da vereadora Giovana Mondardo que tratam sobre segurança e contratações para facilitar o aprendizado dos estudantes serão debatidos na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Criciúma.
Na última segunda-feira, a vereadora recebeu um grupo de professores em seu gabinete em que debateram melhorias sobre educação. "Os educadores nos falaram sobre a insegurança em sala de aula por conta desses episódios que estão acontecendo com certa freqüência. Na terça-feira protocolamos esses pedidos de informação e infelizmente na quarta-feira, mais uma tragédia aconteceu desta vez, aqui no nosso estado", explicou.
A vereadora questiona o poder executivo municipal em três documentos: O requerimento 206/2023 questiona a possibilidade de reforçar a segurança dos alunos, professores e demais colaboradores das unidades escolares municipais com contratação de profissionais especializados nesta área.
Já o requerimento 205/2023 solicita saber quantos orientadores escolares as unidades escolares do município possuem e a possibilidade de ampliar o número desses profissionais nas escolas. E o requerimento 207/2023 questiona se é possível a contratação de estagiários que estão na graduação de licenciatura para auxiliar nos trabalhos realizados pelos professores em sala de aula e se há previsão para mais contratações.
Ainda segundo a vereadora, a conversa com professores reforça essas indicações para melhorar a qualidade da aprendizagem. "Conversando com os educadores nos foram apontadas essas solicitações que muito podem facilitar o trabalho escolar, além de proporcionar mais facilidade de aprendizado dos estudantes", concluiu.
As Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores de Criciúma acontecem às segundas e terças-feiras a partir das 17h. Além de acompanhar presencialmente no plenário, localizado no sexto andar do Centro Profissional de Criciúma, o público também pode acompanhar pelo YouTube no canal oficial do legislativo no www.youtube.com/camaracriciuma.