Antes mesmo da chegada do verão, já estão sendo registrados inúmeros casos de aglomerações em praias de toda Santa Catarina. O movimento acontece justamente no período em que o estado passa pela sua pior fase em relação a pandemia de Covid-19. A preocupação é grande por parte dos gestores das cidades litorâneas e, no Balneário Arroio do Silva, o verão deverá ser sem eventos e com muitas restrições.
De acordo com o prefeito do município, Juscelino Guimarães, mais conhecido como Mineiro, Arroio do Silva está seguindo o modelo de ações de outras cidades litorâneas, como Gaivota e o próprio Balneário Camboriú. No verão, a quantidade de turistas deve crescer - mas a situação promete ser bastante diferente.
“Não podemos fazer eventos, nem show e nem virada, e o papai noel terá de ser muito discreto. Qualquer tipo de evento que venha aglomerar pessoas nós não temos condições de fazer, porque temos que proteger a população e, se fizermos isso, a colocaremos em risco”, declarou o prefeito.
As restrições e o cancelamento de eventos no município, como o próprio show da virada, deverá ter um reflexo significativo no setor econômico da cidade. Ainda sim, Mineiro destaca a saúde como prioridade para o Arroio em um momento de pandemia.
“É melhor refletir economicamente do que ‘cemiteriamente’, porque o vírus vem pra levar mesmo, então temos que ter um pouco de paciência e cautela. O povo tem que se conscientizar que, nesse primeiro momento, temos que inibir a ação do inimigo”, comentou o gestor.
O próprio comportamento da prefeitura, de incentivar justamente às pessoas para que não se aglomerem e não realizem eventos na cidade, demonstra uma grande diferença para quem está tendo que lidar com a pandemia. De acordo com o prefeito, enquanto empresário, passou anos de sua vida tentando atrair pessoas para a cidade, e agora precisa fazer o contrário.
“É muito difícil ter que estar fazendo o contrário daquilo que sempre fiz. O sofrimento dos empresários do Arroio é grande, mas o meu, na qualidade de prefeito e empresário, é ainda maior”, comentou.