Devido a baixa procura a empresa aérea Azul está com as operações suspensas e sem previsão de retorno no Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna.
Em princípio a companhia aérea havia anunciado a volta dos voos para final de agosto ou início de setembro, mas mudou os planos.
"A justificativa deles é o fraco movimento. Até anunciaram a data, mas desistiram. Agora não temos nada de oficial quanto ao retorno", afirma André Costanzo, diretor da RDL Aeroportos, empresa responsável pelo Aeroporto Regional de Jaguaruna.
Enquanto isso a Latam segue sendo a única a operar linhas em Jaguaruna. Os voos acontecem segundas, quintas e sextas a partir das 9h30min com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A companhia também estava com as atividades paralisadas em Jaguaruna e aos poucos foi retomando. Nos primeiros voos a aeronave levava apenas 16 passageiros e hoje já está com metade da capacidade. "A Latam arriscou quando tentou retornar. Adiou aproximadamente três vezes pois não tinha demanda. Hoje a aeronave parte com cerca de 80 passageiros", esclarece André Costanzo.
Devido a pandemia o Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi de Jaguaruna chegou a ficar parado por mais de quatro meses. Os voos foram suspensos no dia 27 de março e retomados, pela Latam, no dia 02 de agosto.
Devido o número reduzido de passageiros Latam e Azul chegaram a cogitar uma operação conjunta chamada Codeshare, com compartilhamento de aeronaves para transportar os clientes. Porém as tratativas acabaram não avançando para a implantação no aeroporto de Jaguaruna.