Depois de mais de um ano de espera, o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) finalmente sairá do papel e passará a atender a região sul de Santa Catarina já na próxima semana. A previsão é de que o serviço seja lançado na segunda-feira, 21, às 14h, com o início das atividades ficando entre segunda e terça-feira.
“Hoje temos a aeronave da Polícia Civil que faz o serviço aeropolicial, e já estamos a ocupando com médicos e enfermeiros. Isso com a ajuda de todos os prefeitos dos municípios da região, que se envolveram sabendo da importância desse serviço”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli.
Mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas pelo serviço aeromédico, que irá atuar nas regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
A princípio, o subsídio para funcionamento do Sarasul ficou a cargo dos prefeitos da Amrec - até sua total viabilização. Assim que os trabalhos forem iniciados, os prefeitos das outras duas regiões também passarão a contribuir com a contratação de médicos, enfermeiros e insumos para o serviço.
“A aeronave, juntamente com a tripulação de policiais civis, fica a cargo do Governo do Estado que também foi parceiro neste momento. A Unesc, Ministério Público, Polícia Civil, Defesa Civil, Samu, Equipe Multi Institucional e várias outras entidades se uniram em prol de salvar vidas”, pontuou Tita.