Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Serviço aeromédico começa a funcionar nesta segunda-feira na região

Sarasul deverá atender cerca de 1 milhão de pessoas, de Imbituba até Passo de Torres

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 21/12/2020 - 11:31 Atualizado em 21/12/2020 - 11:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Serviço de Atendimento e Resgate Médico do Sul (Sarasul) começa a funcionar nesta segunda-feira, 21, em toda a região sul de Santa Catarina. O funcionamento efetivo do serviço marca a consolidação de uma atividade que há anos vinha sendo visada por autoridades regionais, e que deverá atender praticamente 1 milhão de pessoas.

“É uma luta que travamos em conjunto lá atrás, há praticamente dois anos, quando vimos a necessidade de ter mais forças e então criamos uma comissão com várias entidades envolvidas, da Unesc ao Ministério Público, com o mesmo objetivo: salvar vidas”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli.

Bancado inicialmente pelos prefeitos dos municípios da região carbonífera (Amrec), o Serviço Aeromédico irá atender uma área que vai desde Imbituba até Passo de Torres. Posteriormente, já em 2021, o serviço passará a ser bancado também pelos prefeitos da região de Laguna (Amurel) e do extremo sul (Amesc).

A inauguração do serviço acontecerá às 14h e, às 15h, o Sarasul já estará na ativa. Segundo Tita, é importante reforçar também que toda a parte de aeronaves e policiais civis tripulantes do serviço fica a cargo do Governo do Estado.

Pouso e funcionamento

Inicialmente, a ideia é de que o Serviço Aeromédico leve os pacientes feridos ao Hospital São José, que não conta com um heliponto. Sendo assim, há duas alternativas de atendimento: pousar no Metropolitan Business Center e, dali, descer em direção ao hospital, ou no Campo da Polícia Militar.

“Poderemos ter também uma terceira alternativa, em que irei discutir com o prefeito, que seria no Morro da TV, em frente ao Centro de Convivência. Ali seria adequado construir o heliponto porque ficaria muito perto dos hospitais, há cerca de quatro minutos. Mas, no momento, trabalhamos somente com as duas primeiras possibilidades”, afirmou o presidente.

Base

“A base do aeromédico vai ficar junto com o aeropolicial inicialmente, na Vila Macarini. Mas estamos trabalhando para construir uma nova base no Parque dos Imigrantes. No Macarini, montamos uma sala para o serviço, toda equipada e com a equipe de farmácia preparada”, ressaltou o vereador.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito