Membros da Comissão Especial do Saer Sul, liderada pelo vereador Tita Belloli (MDB), estiveram visitando as operações do Serviço Aeromédico e a Secretaria de Saúde de Chapecó. O objetivo era entender como funciona esse sistema, onde um helicóptero ajuda salvar vidas e garante a segurança. A comitiva teve ainda representantes da Unesc, Prefeitura de Criciúma, Samu e Saer.
“Estivemos na Secretaria de Saúde pegando todas as informações do convênio. Lá tem o Saer e é uma referência nacional. Fomos muito bem recebidos pelo delegado Albert, fizemos um visita ao prefeito. Recebemos a informação de que a Prefeitura cede os médicos para trabalhar”, disse Tita Beloli em entrevista ao Jornal das Nove.
O Serviço Aeromédico chegaria para reduzir o tempo até os hospitais. Agora as informações serão analisadas, identificando como a novidade poderá contribuir com a região. Se entrar em funcionamento, o sistema vai beneficiar a população de municípios entre Passo de Torres e Imbituba.
“Não adianta colocar o aeromédico e acabar por ali mesmo. Quando estiver tudo pronto vamos apresentar aos prefeitos da região. São quase 50 municípios e esse serviço vai atender quase 1 milhão de pessoas. Será válido para todas as pessoas, de classes altas, médias e baixas”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra: