Após a matriz de risco do Covid 19 colocar 13 regiões catarinenses como gravíssimas, autoridades em saúde voltam a pedir que a população redobre os cuidados para que o sistema não corra o risco de entrar em colapso.
"Chama muita atenção a transmissibilidade. Com exceção de uma região, todas as outras do estado estão no nível gravíssimo. Isso é prova que as pessoas não estão se cuidando, que estão saindo demais, que não estão evitando aglomeração. Temos que redobrar os cuidados para que que o sistema de saúde não fique saturado. Isso é tudo que não queremos e tudo que trabalhamos para não acontecer", afirma Raquel Bittencourt superintendente de vigilância em Saúde de Santa Catarina.
Em seu comunicado Raquel também e bem clara quanto a necessidade de distanciamento social. "Só saiam de casa se realmente for necessário. As pessoas precisam estar cientes que elas precisam se cuidar e cuidar dos outros. Precisamos que as regiões que estão no gravíssimos fiquem em alerta máximo e adotem medidas para passar o mais rápido possível por isso", enfatiza Raquel.