O motorista do sul foi o mais alcoolizado do fim de semana que passou nas rodovias federais em Santa Catarina. Foi o que apontou a nova operação de fiscalização rígida exercida nas estradas catarinenses entre sexta-feira, 22, e a noite deste domingo, 24. Em 27 pontos no estado houve a realização de testes de alcoolemia, resultando em 363 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
O ponto onde houve mais flagrantes foi o da região de Tubarão, com 73 casos. Houve ainda 65 ocorrências em São José, na Grande Florianópolis, e 54 em Chapecó.
Na comparação com outros estados, Santa Catarina continua sendo o que mais multa motoristas por embriaguez ao volante. Em nota, a PRF explica que "não porque o catarinense beba mais do que os motoristas dos outros estados, mas porque aqui existe uma priorização da fiscalização de alcoolemia como estratégia para redução de acidentes graves".
A promessa da PRF é continuar com as fiscalizações intensas, com foco na temporada de verão, período em que o consumo de álcool aumenta, bem como o fluxo de turistas no litoral catarinense. A multa para quem é flagrado dirigindo embriagado ou se recusa a fazer o teste de alcoolemia é de R$ 2.934,70 e 01 (um) ano de suspensão do direito de dirigir.