Otimização de recursos humanos e avanço tecnológico. Estas são algumas das vantagens das Centrais Macrorregionais da Polícia Civil que estão sendo instaladas no Estado em ação da Delegacia Geral. A próxima será ativada na segunda-feira, 7: a Central Macrorregional de Plantão Policial Digital do Extremo Sul, com bases em Criciúma e Araranguá.
A Central Macrorregional do Sul irá abranger as 12 cidades componentes da 6ª Delegacia Regional de Polícia de Criciúma e as 15 cidades que compõem a 19ª Delegacia Regional de Polícia de Araranguá. Ficarão abertas 24 horas por dia duas bases de recepção para condução de suspeitos presos (autos de prisões em flagrante): uma na Central de Plantão Policial de Criciúma e outra na Central de Plantão de Araranguá.
As Centrais serão compostas por policiais civis exclusivos na atividade de plantão (24h), bem como os delegados de polícia e escrivães de polícia que atenderão todas as conduções da Central Macrorregional de forma presencial ou por videoconferência, de forma exclusiva e permanente.
“Otimização para a investigação criminal”
De acordo com o diretor de Polícia do Litoral (DPOL), delegado de polícia Raphael Giordani, com isso, a Polícia Civil busca a otimização dos recursos humanos, proporcionando uma maior efetividade na sua atividade fim, que é a investigação criminal.
“No atendimento dos locais de crime, aqueles mais graves e complexos, também será proporcionado uma melhor gestão referente ao acúmulo de banco de horas dos respectivos policiais, que não exercerão mais a chamada dupla jornada (expediente e plantão/sobreaviso)”, ressalta o diretor.
O atendimento à população para o registro de Boletim de Ocorrência não se altera.
Central Macrorregional do Sul
6ª DRP / CRICIÚMA: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
19ª DRP / ARARANGUÁ: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
Ficarão abertas 24hrs por dia duas bases de recepção para condução de suspeitos presos (autos de prisão em flagrante): uma na Central de Plantão Policial de Criciúma e outra na Central de Plantão de Araranguá.