Foi preso nesta quarta-feira, 13, em Limeira, o suspeito de orquestrar o assalto ao Banco do Brasil em Criciúma, crime que chocou a cidade na madrugada do dia 1º de dezembro. É David Marques dos Santos, de 45 anos, apontado como o assaltante mais procurado do país. A informação é do G1.
A suspeita de que David, foragido há seis anos e considerado partícipe de outros roubos no Brasil e no Paraguai, é o comandante do assalto ao Banco do Brasil em Criciúma é das polícias de São Paulo e Santa Catarina.
Ainda de acordo com a reportagem publicada pelo G1 de São Paulo, David é considerado pela Deic especialista em invasões e explosões de empresas de transporte de valores, bancos e aviões pagadores, e foi um dos pioneiros do país do chamado "novo cangaço", quando os criminosos invadem cidades para efetuar os assaltos, geralmente em agências bancárias.
Suspeita-se, ainda, que David tenha participado de outro assalto em Santa Catarina, no aeroporto de Blumenau em 2019, além de outras ações semelhantes no interior paulista.
Seguem-se as investigações sobre esse crime em Criciúma que teve grande repercussão nacional. Além de David, outros 14 suspeitos já foram presos. Estima-se que o total de partícipes da ação tenha sido de 30 criminosos, que efetuaram diversos disparos e não deram chances à ação policial, entre a meia-noite e as 2h, quando fugiram da cidade após invasão à agência do Banco do Brasil.