Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Tarde de reunião para tratar sobre volta às aulas na rede estadual

Justiça de Santa Catarina autorizou retorno presencial em regiões de risco grave, a pedido da PGE e da governadora

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 24/11/2020 - 10:56 Atualizado em 24/11/2020 - 12:07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Coordenadores de educação estarão reunidos na tarde desta terça-feira, 24, às 16h, para receberem orientações sobre o possível retorno das aulas na rede estadual de ensino. Na noite desta segunda, a Justiça de Santa Catarina autorizou a volta das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais em regiões de risco grave (laranja) para a Covid-19. 

“Nós teremos essa reunião às 16h com os coordenadores e a Secretaria de Educação para tratar sobre o assunto. Como a decisão ainda é recente, estamos no aguardo de novas orientações”, comentou a coordenadora regional de Educação, Ronisi Guimarães. 

Em seu perfil no Instagram, a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, anunciou a decisão da Justiça sobre o retorno das aulas presenciais. O parecer vem a pedido da própria governadora, que solicitou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorresse a decisão do Ministério Público, até então contrária à volta das atividades. 

“As aulas na rede pública estadual estarão autorizadas em reconsideração da decisão, que levou em conta a ausência de provas de que o retorno das atividades causaria risco à comunidade escolar”, declarou Daniela. “Toda essa retomada está sendo feita de forma muito segura e gradual, de acordo com os critérios de segurança de saúde”, completou.

Além disso, os pais possuem autonomia para escolher se os seus filhos irão participar das atividades escolares de forma presencial ou se continuarão de maneira remota, como vem sendo desde o início da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina. Até então, as aulas presenciais estavam na rede estadual de ensino estavam suspensas até o fim de 2020.

Como estavam funcionando as escolas 

Apesar de que as aulas ainda não estivessem liberadas na rede estadual, as escolas já estavam trabalhando de forma presencial, com um sistema de apoio pedagógico. Na Amrec, todas as unidades já estavam aptas e com seus planos de contingência em dia para a realização de tais atividades. 

“Temos organizado um programa de apoio pedagógico, em que as escolas entram em contato com os alunos que não fizeram as atividades remotas ou que estão com muita dificuldade, se organizam de forma escalonada para recebê-los. Começa pelo terceiro ano do ensino médio, e a cada quatro dias entra um novo grupo”, disse Ronisi.

A região chegou a realizar os apoios pedagógicos de forma coletiva durante 10 dias, enquanto a Amrec ainda estava classificada como risco alto (amarelo). Ao passar para o grave (laranja), passaram a ser permitidas somente as atividades presenciais de forma individual. 

Segundo Ronisi, a decisão das escolas estaduais de retornarem ou não nos municípios cabe ao Governo do Estado. “O município decide pelas escolas municipais, as entidades privadas pelas suas próprias unidades, e a rede estadual de ensino cabe ao Governo do Estado”, pontuou.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito