O atendimento remoto para pacientes com sintomas respiratórios foi retomado, em Criciúma, nessa terça-feira (18). Só no primeiro dia, mais de 1200 pessoas foram atendidas. “Mas a procura foi muito maior. A demanda de atendimentos está alta, por isso algumas pessoas ficaram na fila nesse retorno do serviço. Estamos organizando a equipe e se adequando a essa nova realidade, para que todos sejam atendidos e encaminhados da melhor forma possível”, ressaltou o secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande.
O teleatendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados e domingos, das 8h às 17h. O contato é feito por meio de mensagem no WhatsApp (48) 991546453. Uma equipe técnica formada por enfermeiros e médicos dará as orientações e possíveis encaminhamentos.
O gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco reforça que o serviço passa a ser a porta de entrada do atendimento para pacientes com sintomas gripais. Dessa forma, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem ser procuradas apenas para atendimentos eletivos e para a realização de testes já agendados previamente, ou por pacientes que apresentarem sintomas gripais graves. “É importante que a população colabore, principalmente adotando as medidas de prevenção, para evitar a proliferação do vírus. Com tantos novos casos surgindo a cada dia, nossas equipes não conseguem atender a toda a demanda”, explicou.