O Partido dos Trabalhadores (PT) promove ações em todo o Brasil, neste sábado, para assinalar o primeiro ano da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, completado no último dia 7. “A mobilização é, naturalmente, aberta a outros partidos, e assinala nossa postura contra a esse aprisionamento político do presidente”, afirma o presidente do PT de Criciúma, Laércio Silva.
Em Criciúma, haverá a Caminhada Lula Livre, com concentração a partir das 9h na Praça da Chaminé, na Próspera, e saída às 10h em direção ao entroncamento da Avenida Centenário com a Rua Henrique Lage, onde o movimento se dispersará. A Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) orienta que uma faixa da avenida estará fechada ao fluxo de veículos para o ato.
“Teremos ações políticas como essa todo dia 13 de cada mês a partir de agora. Trata-se de uma retomada e estamos bem otimistas”, comenta Silva. “A sentença política de Moro (Sérgio, atual ministro da Justiça), referendada TRF 4, é crescentemente percebida. Além do que, o atual governo às vezes parece um circo, em outras um hospício. Isso também mobiliza”, acrescenta o presidente.