O vendaval que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira, 30, ocasionou três mortes no estado. Até o início da noite, uma pessoa seguia desaparecida.
Os três óbitos ocorreram em Chapecó, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas. É de Tijucas também a pessoa desaparecida. “O impacto foi primeiro no Extremo Oeste, como as cidades de Mondaí e Palmitos, com muitas casas destelhadas depois em todo o estado praticamente, chegando por último no Sul. Além do vendaval, granizo na região de Canoinhas”, comenta o secretário Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior.
Ainda segundo o secretário, a maioria das ocorrências são de desabamentos e destelhamentos. “Temos 25 municípios que registraram ocorrências. Entramos em contato e os prefeitos dizem que não há necessidade de decretar emergência. Temos recursos do fundo estadual alocados para quando aja necessidade para repassar aos municípios, fazer a assistência humanitária, entregar os materiais, alimentação, a acomodação”, fala.
Cordeiro diz que somente no município de Palmitos são 300 casas destelhadas e mais 100 em Mondaí. “Estamos fazendo o levantamento, dando as primeiras respostas. Além da Defesa Civil, também o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil estão em campo e vamos ter as respostas mais precisas no início da manhã desta quarta-feira”, finaliza.