Os serviços por assinatura vem se popularizando já há muito tempo, desde as antigas assinaturas de revistas, quadrinhos, ou canais a cabo, até as mais recentes com o recebimento de box de livros e serviços de streaming. Em meio a pandemia, uma ideia nascida em Criciúma trouxe uma novidade para a região: a assinatura de produtos orgânicos.
Idealizada pelo fotógrafo Bruno Darós, juntamente com sua família, a Terra Feliz é um serviço de assinatura para compra de produtos orgânicos cultivados na região. Além disso, a empresa que tem pouco mais de um mês, também busca contar a história dos agricultores que estão envolvidos em todo esse processo de plantio - muitas vezes desconhecidos pelos consumidores.
“Passamos um dia da semana passada com a família de agricultores felizes, que cultivam os orgânicos, e foi possível ouvir histórias dessa galera que cuida do alimento com amor e preocupação à natureza e que, muitas vezes, não são valorizados ou vistos”, destacou Bruno. As histórias e fotografias dos agricultores são divulgadas no perfil do Instagram da empresa, a afim de aproximar consumidor e agricultor.
O serviço funciona com assinaturas semanais, quinzenais e também mensais. Nestas, o consumidor poderá escolher o tamanho da cestinha que quer receber em casa, contando com diversos produtos orgânicos que vão de frutas à verduras e legumes cultivados por cinco famílias parceiras. Em breve, a Terra Feliz deve inaugurar também um “armazém”, para compra online de produtos individuais. “É só assinar e receber na porta de casa”, comentou Bruno.
A ideia
A ideia de abrir um serviço por assinatura de produtos orgânicos surgiu após uma série de acontecimentos na vida de Bruno. Ele, que trabalhava com fotografia do grupo Vuê em São Paulo, acabou tendo um problema de crise de pânico e decidiu que teria de mudar sua vida. Uma dessas mudanças foi a alimentação, assim como o desejo de sair um pouco do fervor da grande capital.
Seus pais então contaram sobre o desejo de comprar verduras e legumes de conhecidos e venderem. Então surgiu a ideia de Bruno, baseada num exemplo existente em São Paulo, da venda online de produtos orgânicos. Ele então voltou para Criciúma com seu irmão, e começou o empreendimento. “Em dois, três dias já tínhamos uma marca e tínhamos visto algo em família - daí surgiu o Terra Feliz, Estamos nessa história há 50 dias, e está sendo uma experiência muito divertida porque vemos o valor de trabalhar em família”, disse.
A assinatura dos produtos da Terra Feliz pode ser feita através do site da empresa. As histórias dos agricultores marcam presença no Instagram do empreendimento.