O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a condenação de um trio flagrado no momento em que negociava cerca de 10 quilos de maconha defronte a uma sorveteria, em bairro de Criciúma, no sul do Estado. O homem que trazia a droga em seu carro, no interior de uma mochila, aquiesceu em levar os militares até sua residência, onde foram localizados mais 56 quilos do entorpecente.
A operação policial foi realizada na tarde de 4 de setembro de 2018. Os três réus foram condenados a penas que variaram de seis a nove anos de reclusão, todos em regime fechado. Dois deles já possuíam condenações anteriores incursos no mesmo delito. A apelação foi apreciada no âmbito da 3ª Câmara Criminal do TJ, sob relatoria do desembargador Ernani Guetten de Almeida. Ele rechaçou o principal argumento das defesas no sentido de contexto probatório insuficiente para sustentar as condenações.
No seu entender, os depoimentos dos policiais envolvidos na ação foram uníssonos e coerentes, enquanto as versões apresentadas pelos acusados foram nebulosas e contraditórias entre si. A decisão da câmara, integrada ainda pelos desembargadores Leopoldo Brüggemann e Júlio César M. Ferreira de Melo, foi unânime (Apelação Criminal n. 00089246720188240020).