A CCR ViaCosteira, empresa que administra o trecho sul da BR 101 em Santa Catarina, segue realizando trabalhos de melhoria ao longo do trecho. E prezando sempre pela segurança do usuário, já realizou a substituição de 4,5 quilômetros e a implantação de mais de 1,5 quilômetro de defensa metálica.
O dispositivo, também conhecido como guard-rail, contribui para a segurança do motorista que trafega pela rodovia e, acidentalmente, perde o controle do veículo e sai da pista. Nesse caso, a defensa serve como proteção absorvendo e desacelerando o mesmo em um possível impacto, diminuindo assim as chances de ferimentos nos motoristas.
Além disso, já foram instalados mais de 15 mil elementos refletivos em defensas metálicas e 5 mil em barreiras de concreto. Esses elementos servem para promover a visibilidade dos dispositivos de segurança, delineando as defensas e delimitando o perímetro viário, principalmente à noite.
Todos esses itens e ações fazem parte dos trabalhos iniciais previstos em contrato e, além de serem realizados pela CCR ViaCosteira com objetivo de melhorar a trafegabilidade e o conforto, também são primordiais para a segurança do usuário que se desloca pela via.