O governador Jorginho Mello está em Criciúma, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), para conversar com os prefeitos durante esta quinta-feira (18). A iniciativa faz parte do Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, que já passou por Xanxerê e Chapecó.
O objetivo da ação é ouvir as principais demandas locais para planejar as ações e garantir investimentos mais efetivos. O governador vai percorrer todas as regionais e levantar as necessidades mais urgentes de cada um dos 295 municípios catarinenses. Durante coletiva de imprensa, Mello destacou que deixará claro aos prefeitos quais pleitos serão atendidos.
"A nossa infraestrutura já fez um levantamento, obra por obra. O que é possível dar continuidade, o que não é possível, a gente vai indenizar o que já foi feito. Não tem conversa. A conversa é séria. Por isso eu falo com cada prefeito individualmente", disse. "Sou municipalista, mas nós temos que ter consciência daquilo que é possível fazer e tem que ter prioridade. Governo que não tem prioridade joga dinheiro para cima", reforçou o governador.
Além disso, o chefe do Executivo catarinense disse que o governo planeja um financiamento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. "A previsão é gastar R$ 1,2 bilhão na revitalização de todas as estradas de Santa Catarina, que estão uma vergonha", salientou.
Jorginho também garantiu que não deve retomar o modelo de transferências especiais aos municípios, conhecido no governo passado como 'Pix'. "Nós vamos fazer um novo modelo, simplificado. Eu não admito que dinheiro público não tenha prestação de contas. O Pix era assim", informou.
Obras do Aeroporto de Forquilhinha
Ainda durante sua visita, o governador assinou a ordem de serviço que dá continuidade às obras do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Os trabalhos de revitalização estavam paralisados desde dezembro de 2022 após a desistência da empresa que venceu a licitação. A partir de hoje, a Setep vai concluir o projeto, que inclui recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem. A entrega deve ocorrer em até 90 dias.
Abaixo, acompanhe os principais detalhes da visita de Jorginho Mello ao Sul: