O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para o Sul catarinense aos poucos começa a ganhar forma. Na próxima sexta-feira, 25, integrantes da Unesc participam de uma reunião on-line com prefeitos e secretários da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para apresentar os resultados obtidos até o momento.
"Nesse encontro estaremos apresentando os resultados da primeira etapa. O objetivo é alinhar como todos os prefeitos e secretários. Afinal foi deles que partiu a vontade de traçar um planejamento para a região. Sendo assim mostraremos a visão de futuro para Amrec, os eixos e setores estratégicos, bem como o planejamento estratégico a ser executado. Tudo que debatemos até o momento", Afirma Gisele Coelho Lopes, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc.
Após a reunião dessa sexta-feira, o plano já delineado, será levado ao conhecimento da população. "No dia 29 de setembro estaremos realizando um webinar (seminário on-line por vídeo) com os dados já convalidados pelos prefeitos e secretários e levaremos a comunidade em geral".
Depois da explanação ao público serão mais 4 encontros importantes. No dia 6 de outubro serão desenvolvidas ações para viabilizar os objetivos estratégicos com as informações colhidas. Nos dias 14, 20 e 21 de outubro as pessoas que se colocarem à disposição vão poder participar do desenvolvimento do planejamento, uma espécie de audiência pública.
"Serão seis semanas de muito trabalho. Precisaremos do tempo e do engajamento das pessoas. Afinal um planejamento não se faz em laboratório e sim com a participação das pessoas. Já temos grupos de whatsapp onde todos podem se inscrever. Estaremos também convidando. O objetivo é que o plano retrate o que nossa região precisa."
Ao programa Adelor Lessa dessa terça-feira, 22, a pró-reitora adiantou alguns eixos mais desejados pelos gestores da Amrec. "Um dos eixos é o desenvolvimento do turismo regional integrado. O mais citado até agora, penso eu. Também tem o desenvolvimento de um sistema logístico de transporte regional e a inovação da região", encerrou Gisele Coelho Lopes, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento.
Todo o planejamento deve estar pronto para os gestores municipais em novembro.