Está evoluindo positivamente o quadro do homem de 52 anos, de Braço do Norte, que está desde domingo à noite internado na UTI do Hospital São Donato (HSD), em Içara. Ele é o portador do primeiro caso confirmado de coronavírus no sul de Santa Catarina. "O paciente passa bem, está respirando normalmente, sem ventilação mecânica nem aparelhos. Está esperando o período da doença passar para depois ter alta e ir embora tranquilamente", informa o diretor administrativo do HSD, Julio Cesar de Luca. "Ele está bem, conversando, está bem mesmo. Pode ganhar alta em breve", emenda.
Um casal de Içara deu entrada logo após às 18h no HSD com quadro suspeito. Trata-se de um homem de 55 anos e uma mulher de 52, que estiveram recentemente em um cruzeiro pela costa brasileira. "Ontem à noite deu entrada um casal de Içara que esteve em um cruzeiro, com todos os sintomas da doença. Encaminhamos os exames laboratoriais, raio-x, o casal está isolado mas não está na UTI", destaca o diretor.
"O quadro é estável, mas apresentaram todos os sintomas, e como participaram de um cruzeiro são pacientes de risco. Mas estão isolados, não estão na UTI e esperando os resultados dos exames solicitados", detalha. Ainda sobre o casal içarense, o diretor do HSD pondera a necessidade da observação hospitalar e não residencial, como vem ocorrendo na maioria dos casos. "É que o quadro deles, até que seja comprovado e se não houver piora, como é um casal, provavelmente eles serão transferidos para isolamento residencial, só estão esperando os resultados dos exames", reforça.
Cirurgias suspensas
Diversas providências seguem sendo tomadas no HSD como prevenção ao avanço da pandemia. "A partir de ontem cancelamos todas as cirurgias eletivas, todas as consultas de especialidades no laboratório, todos os exames eletivos de endoscopia e colonoscopia e todos os exames de ultrassonografia eletiva para evitar aglomeração de pessoas", revela de Luca. "Ontem na regulação decidimos que os hospitais, a cada dez leitos de UTI, um deve reservar para o coronavírus. Içara tem dez leitos, um está reservado. O São José tem 30 leitos, três leitos estão reservados para o coronavírus", conclui.
Nos três casos, os pacientes são monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas das suas cidades. Ouça a entrevista do diretor do HSD no podcast: