Treviso e Ermo estão entre os oito municípios catarinenses que têm mais eleitores registrados do que habitantes. Os outros são Barra Bonita, Brunópolis, Capão Alto, Macieira, Painel e Palmeira.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) de janeiro deste ano, Treviso tem 3.829 eleitores registrados. A população total do município, de acordo com o Censo de 2022, é de 3.782, número que inclui as crianças e adolescentes sem idade para votar. Ermo está com 2.340 eleitores, mas tem uma população de 2.269 habitantes.
O fato de ter mais eleitores do que habitantes, por si só, não é comprovação de irregularidade. Segundo a Justiça Eleitoral, o domicílio eleitoral é o local onde efetivamente o eleitor vota, não necessariamente onde mora. Este local pode ser ser tanto onde a pessoa reside ou mantém algum outro tipo de vínculo, como familiar ou de trabalho.
Em algumas situações, os Tribunais Regionais Eleitorais podem convocar eleitoras e eleitores inscritos em uma Zona Eleitoral para que seja feita uma revisão do eleitorado. Nesse caso, o eleitor tem a obrigação de comparecer pessoalmente com documentos que comprovem o vínculo com o local onde vota.
Em Santa Catarina, o número de eleitores equivale a 72,5% da população total. Esse é o padrão normalmente observado nas maiores cidades. Em Criciúma, por exemplo, a proporção é de 71,7%. São cerca de 214 mil habitantes e 154 mil eleitores.