Treze de Maio está em situação de emergência. O município, distante 34 quilômetros de Criciúma, também foi castigado pelos temporais da última sexta-feira, 24. "Não foi tão calamitoso quanto em Sangão, mas houve problemas sim, com deslizamentos em pontes e ruas", apontou o coordenador regional da Defesa Civil, Anderson Martins Cardoso.
O decreto foi assinado nesta terça-feira pelo prefeito Clésio de Biasi. "Não temos um cálculo fechado ainda, mas vamos precisar de pelo menos R$ 1 milhão para recuperar tudo e não temos esse dinheiro", lamentou. Somente em pontes, foram dez destruídas e oito parcialmente danificadas. "Um custo de pelo menos R$ 70 mil por ponte para consertar", citou.
Os bloqueios de estradas rurais são os principais problemas. "Grande parte de nosso maquinário está em pleno vapor nas rodovias e pontos críticos, sendo que algumas pontes e drenagens já foram recuperadas", destacou Biasi.
Segundo o chefe do poder executivo, acessos secundários são feitos como forma de rotas alternativas para ninguém ficar isolado. Umna equipe da Defesa Civil Estadual esteve no município para avaliar a SC-441, que teve alguns trechos comprometidos devido á erosão. "O fluxo está normal na rodovia, uma cabeceira da ponte cedeu, a estrada está em meia pista perto dessa ponte, mas o trânsito flui", conclui o coordenador regional da Defesa Civil.
(Colaboração: Notisul)