Oficialmente, não tem praia em Santa Catarina nesse fim de semana de calor. "Vai ser um fim de semana típico de verão, tempo bom para os balneários com águas limpas e calmas e temperatura chegando aos 30°C", confirmou o climatologista Márcio Sônego. Ou seja, tempo convidativo para tomar o rumo do litoral. Certo?
Bem, legalmente, hoje, as praias de Santa Catarina estão fechadas, por força de decreto. Assim vale, por exemplo, no Balneário Rincão, onde a medida estadual é seguida à risca. Pela impossibilidade de usar a praia e também de realizar eventos, que seguem vetados por determinação do Governo do Estado, enquanto persiste a pandemia de Covid-19, há pouco o que ser feito. O que se nota é o movimento crescente de moradores que consertam suas casas, promovem as limpezas e vão, ao seu modo, se preparando para o verão que vem aí.
"Para o Natal e Ano Novo, estamos programando a iluminação da cidade, mas não um evento que possa gerar aglomeração", apontou o diretor de eventos da prefeitura do Rincão, Fernando Casagrande. Em Laguna, outro destino importante para os moradores da região, não há programação de eventos. A princípio, Laguna não terá celebrações de Natal, Ano Novo e nem o seu tradicional Carnaval, em fevereiro.
No Rincão, existe a expectativa de alguma alteração no panorama a partir de novembro. "Estamos aguardando, temos reuniões constantes com os conselhos, a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado", frisou. O diretor de eventos rinconense está atento, também, aos debates em torno da liberação de eventos.
Enquanto isso, os gestores não apontam preocupação com eventuais lotações nas cidades-balneário nesse fim de semana em função do calor. "O calçadão não está liberado", lembrou Fernando Casagrande. A situação se repete em Laguna, onde no máximo os visitantes podem observar os pontos turísticos, como o antigo casario do Centro histórico.
As rondas de fiscalização estão constantes no Balneário Rincão, para a garantia da atenção à legislação vigente. "Os bares, restaurantes e lanchonetes estão sendo fiscalizados, e vêm respeitando as normas, as medidas protetivas previstas em decreto, como o distanciamento, o uso das máscaras e outras", garantiu Casagrande.
O fim de semana de calor forte terá predominância no sábado e em parte do domingo. "Vai chegar, no domingo à tarde, uma frente fria com temporal e trovoadas no fim da tarde. A segunda já será com temperaturas mais amenas", completou Sônego. O sábado e o domingo terão máximas próximas dos 32°C.
(Edição: Denis Luciano)