"Não sei como deixaram chegar naquela situação. Jogaram fora a história do sindicato". Com essa frase, o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, resumiu o que viu durante vistoria realizada na última semana na sede que abrigava o Sindicato dos Mineiros, na Avenida Getúlio Vargas, em Criciúma. A estrutura está muito precária e diversos materiais importantes foram encontrados. Um relatório foi feito e já encaminhado para a Construtora Corbetta, empresa que adquiriu o imóvel por R$ 4 milhões.
"Patologicamente, o prédio está em ruínas. A estrutura está escorada em eucaliptos. As paredes estão quebradas, telhas quebradas, as portas e as janelas foram arrancadas e, o pior, há infiltração de água. Vimos que a situação do local passou a ser questão de saúde, pois há muita água, que podem gerar dengue, zika e outros problemas. Fomos vistoriar o local a pedido dos moradores. Sem contar que há muitos moradores de rua dormindo e fazendo outras coisas lá", informa Fred Gomes.
Leia também:
Construtora Corbetta compra antiga sede do Sindicato dos Mineiros
Sindicato dos Mineiros de Criciúma rumo a Florianópolis
O início do fim da velha sede do Sindicato dos Mineiros
O diretor da Defesa Civil revelou que a história do Sindicato dos Mineiros e dos próprios associados ainda estavam lá. "Encontramos agenda, muitas carteirinhas de filiação do PT e livros com atas e de legislação trabalhista. Tinha também material do ex-deputado e ex-presidente do Sindicato, José Paulo Serafim, e ainda materiais de eleições do próprio sindicato. Um verdadeiro descaso com a história", afirma ele.
A demolição do local, que será substituído por um novo empreendimento, deverá ter início nesta terça-feira (19). "A demolição será gradativa, aos poucos, mas deverá começar amanhã. O que irão fazer no local, eu não sei, mas alguma coisa deveria ser feita realmente", finaliza.