Há um ano tomava forma o projeto que surgiu a partir da demanda identificada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. Ao ter contato direto com os estudantes e suas angústias, Luciane percebeu a necessidade de criação de um projeto especificamente voltado ao acolhimento psicológico e afetivo para a comunidade acadêmica da Unesc. Assim surgiu o Programa Acolher, iniciativa que vem fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas desde então.
O primeiro ano de atividades do projeto será celebrado nesta quinta-feira (8/10) em um evento virtual. Por meio do canal Unesc Oficial, a partir das 19h, a Universidade apresentará o percurso das ações do Programa Acolher, assim como depoimentos deixados de forma anônima, por aqueles que foram e são acolhidos pela ação.
Conforme o coordenador do programa, Zolnei Vargas De Cordova o evento virtual será realizado como forma de celebrar as vidas que pelo projeto passam. "É importante também pararmos para celebrar e refletir sobre esse primeiro ano de atividades a partir do olhar sensível da nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta", comenta.
Além de estudantes e professores, toda a comunidade acadêmica e comunidade externa é convidada para acompanhar a transmissão que contará com a participação da reitoria da Universidade, assim como técnicos do serviço bem como, professores que lideram a ação.
De acordo com Zolnei, a escuta qualificada está sendo uma das prioridades ao longo dos meses de pandemia da Covid-19 no ofertar das ações do Programa Acolher, dessa vez de forma virtual. Conforme o professor, a demanda que já era significativa teve aumento expressivo durante o período. "Foi um crescimento grande de pedidos de acolhimentos até por termos um período de maior angústia, de afastamento dos familiares, isolamentos sociais e em alguns casos tantas outras situações novas que trouxeram ainda mais questões emocionais à tona", salientou.
Nos últimos dias, conforme o coordenador, a procura aumentou ainda mais, o que leva a equipe a buscar novas soluções para evitar que haja longos períodos de espera para acolhimento.
Além dos acolhimentos individuais o Programa Acolher oferece Rodas de Escutas Virtuais no qual tanto o líder de turma, como professores e coordenação poderão solicitar no âmbito coletivo das turmas, com escutas pontuais realizados a partir de demandas do grupo em sofrimento.
Atualmente o Programa conta com um coordenador psicólogo e docente do curso de psicologia, bem como cinco psicólogos. Os interessados em receber acolhimento psicossocial na Unesc devem entrar em contato por meio do e-mail [email protected] fazendo a solicitação conforme suas demandas.