A história da Unesc Virtual e do Instituto Mix dá mais um passo significativo nesta terça-feira (5). A data marca a oficialização da parceria com empresários de todo o país que levarão a experiência e a credibilidade das marcas das instituições de ensino de norte a sul do território brasileiro. Com o objetivo de atingir a marca de 100 polos ofertando o Ensino de Graduação a Distância com as marcas da Unesc e do Mix até o fim de 2022, as instituições celebram com os vinte primeiros franqueados que abraçaram a proposta.
Parceiros de diferentes localidades participam presencial e virtualmente do evento de consolidação do projeto em conjunto. No total já são mais de 30 polos do Instituto Mix que, a partir da parceria com a Universidade, passarão a oferecer 12 cursos de graduação em modelo EAD, contando com outros 70 em fase de registro.
A expectativa é de que até o fim do ano o projeto alcance aproximadamente três mil alunos de todo o Brasil. Esse montante, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representa a mudança de vida para cada um dos envolvidos. “Adolescentes, jovens e adultos que encontram nesse modelo uma oportunidade de se qualificar e mudar a realidade ou ex-alunos do Instituto Mix, já capacitados nessas ou outras áreas, que veem o potencial de uma graduação em suas atividades profissionais. Cada uma dessas histórias nos toca muito e nos faz ter a certeza de que o projeto valoriza a região, leva o Sul e sua força para todo o território nacional e se encaixa ao que Unesc e Instituto Mix se propõem em suas missões”, destaca.
A parceria, sob o ponto de vista também do Instituto Mix, é histórica e marca o início de uma nova fase da instituição, que nesta primeira etapa fez a escolha rigorosa de 100 franqueados para participarem do projeto. “Estamos sempre atentos ao mercado e na sua evolução, acreditamos nos dados colhidos e nos resultados obtidos até aqui. Notamos, mais do que nunca, a necessidade de ir além e o ensino superior será esse novo degrau em nossa história, para suprir uma demanda existente e crescente de estudantes que desejam realizar os seus sonhos e atingir os seus objetivos por meio de instituições sérias, de qualidade e reconhecidas nacionalmente", aponta o CEO do Instituto, Alex Cavalheiro.
Modelo preparado desde 2013
A expansão da atuação da Unesc no modelo de Educação a Distância não é um projeto construído de forma simples. A base da ideia, as primeiras experiências, a construção de todo o modelo, inclusive com materiais didáticos próprios, vem sendo preparada desde 2013.
Conforme a diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, a possibilidade de unir as energias e expertises da Unesc e do Instituto Mix surgiu como forma de potencializar o trabalho e a missão das duas instituições. “Depois de muitas avaliações de ambas as partes, avançamos na possibilidade de parceria capaz de promover a educação de forma democrática e qualificada. A Universidade leva a experiência de quase 54 anos transformando vidas por meio do ensino acadêmico e o Mix entrega a capilaridade de estar em todo o país. Um caiu como uma luva ao outro”, destaca, feliz pela parceria firmada.
Ouça a entrevista da diretora do Unesc Virtual no podcast do programa Conexão Sul desta terça-feira, na Rádio Som Maior:
A proposta adotada na Unesc Virtual segue modelo criado com apoio de professores mestres e doutores e validado nos primeiros anos de aplicação na própria Universidade. As premissas do ensino, conforme Bianca, estão sendo transmitidas ao Instituto Mix e seus franqueados por meio de dez capacitações voltadas à explicação detalhada sobre todos os processos que envolvem a graduação e se diferem do modelo até então desenvolvido no Instituto.
Expectativas no topo
O momento de unir as marcas da Unesc e do Instituto Mix, para o franqueado de Tramandaí (RS), Rodrigo Paculski, que visita a Unesc nesta terça-feira, é de grande felicidade e ainda maior expectativa. Após uma análise minuciosa, conforme ele, as apostas são no sucesso da parceria. “Esse dia é muito esperado. Eu estou há cinco anos em Tramandaí e nesse tempo foi grande a procura de outras instituições interessadas em que eu me tornasse polo de suas marcas. Porém eu entendo a responsabilidade de associar o meu negócio a uma instituição e ainda não sentia a confiança necessária. Esperamos, pois eu sabia que a oportunidade certa chegaria. E chegou”, comenta.
A terça-feira, para ele, é dia de celebrar o encontro que já é de bons resultados. “Vamos estar juntos com muita alegria porque para nós essa parceria é um orgulho. Esperamos para casar com a pessoa certa e quando foi feito o casamento foi simplesmente com a melhor de Santa Catarina. Valeu a pena ter esperado”, acrescenta, feliz.
Primeiros polos em parceria entre Unesc Virtual e Instituto Mix
- Caxias do Sul (RS)
- Farroupilha (RS)
- Feliz (RS)
- Florianópolis Centro e Norte (SC)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Garibaldi (RS)
- Guaporé (RS)
- Lauro Muller (SC)
- Marau (RS)
- Niterói (RJ)
- Osório (RS)
- Ourinhos (SP)
- Passo Fundo (RS)
- Petrópolis (RJ)
- Pinhais (PR)
- Porto Velho (RO)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Sapiranga (RS)
- Tramandaí (RS)