Os coordenadores municipais do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) estiveram reunidos nesta quinta-feira (10/2), na sede da Associação. Intenção foi discutir sobre o desenvolvimento das próximas etapas do projeto que será realizado para esta região, em parceria com o Sebrae.
A Unesc foi a responsável por passar as datas das próximas reuniões e explanar sobre o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Municipal. Durante o encontro, os coordenadores municipais foram informados sobre a metodologia a ser desenvolvida para a execução do Plano em cada cidade que engloba o lançamento, workshop com a comunidade em geral com consulta pública e o workshop com as representações empresariais dos setores econômicos de cada município.
Há uma série de reuniões até a apresentação do diagnóstico e a finalização com a entrega do Plano individualizado para cada um, conforme comentou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. "A reunião foi muito proveitosa. Tivemos a participação de representantes dos 15 municípios. Unesc e Sebrae compartilharam com os representantes a metodologia que vamos adotar, os planos municipais, e como podemos juntamente com cada cidade, realizar esse planejamento com excelência e com a participação ativa de cada município", disse Gisele.
Ela destacou que cada cidade nomeou um representante, e além disso, uma comissão local também será organizada para a realização dos trabalhos de forma coletiva, engajada e participativa. Segundo Gisele, no dia 21 de março será o primeiro lançamento na cidade de Araranguá. "Os lançamentos serão realizados até o mês de maio", sublinhou.
O Plano, que será desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo do ano, detalhará as lacunas existentes em cada local que precisam ser trabalhadas e referências que oferecem potencial de exploração para o crescimento sustentável da região que, com apoio da Unesc e do Sebrae/SC, promete despontar em desenvolvimento. O documento será elaborado, além de forma global, para toda a região, individualmente para cada um dos 15 municípios.