O cenário atual exige respostas rápidas para as mais diferentes situações. Em tempos de pandemia do coronavírus, a preocupação com a saúde de alunos, professores e funcionários é uma das principais da Unesc. Soma-se a ela o comprometimento em garantir a excelência do ensino ofertado pela Instituição, que é reconhecida com conceito máximo do MEC (Ministério da Educação). Por isso, a Universidade ampliou os investimentos em tecnologias digitais, bem como em assessoria pedagógica para apoio e suporte aos estudantes neste período de distanciamento.
Com as aulas mediadas por tecnologias digitais, iniciadas em 1º de abril, a Unesc começou a escrever um novo e importante capítulo em sua trajetória de quase 53 anos, potencializando a união das áreas tecnológica e pedagógica. A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, afirma que o uso da tecnologia a favor da aprendizagem já é uma realidade anterior ao momento atual, mas que o processo foi acelerado pela pandemia de Covid19. “A tecnologia é um caminho sem volta. Ela não irá substituir o papel do professor, mas permitir novas experiências formativas aos estudantes. A Unesc já estava trilhando esse caminho, mas com a mudança de cenário, precisou antecipar”, comenta Indianara.
Segundo a pró-reitora, os professores encararam o desafio e a gestão universitária está recebendo feedbacks muito bons dos docentes e dos estudantes. “Para que tudo funcione, a Unesc ampliou o investimento em tecnologia, sem esquecer a parte pedagógica. As duas precisam andar juntas. Temos mais de 800 professores em trabalhando remotamente e centenas de funcionários em home office para garantir que tudo aconteça da melhor maneira”, salienta.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
As aulas em ambiente virtual são síncronas e assíncronas. Síncronas quando as atividades ocorrem online e em tempo real, com professores e estudantes conectados simultaneamente. Assíncronas quando podem ser realizadas em qualquer tempo e em qualquer lugar.
No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) os professores disponibilizam planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo.
Coordenadores e professores estão preparados para tirar todas as dúvidas dos estudantes, que poderão contar ainda com uma ampla equipe de suporte pelo e-mail: [email protected] e WhatsApp (48) 99644-1887.
Investimento em tecnologia com rapidez
A resposta da Unesc ao novo cenário precisou ser rápida e eficiente e, por isso, a Instituição investiu na ampliação do aparato tecnológico para garantir que os alunos continuassem o processo de formação com excelência. Foi investido em tecnologia da informação para possibilitar sua operação remota durante a pandemia da Covid19.
Segundo o gerente de TI (Tecnologia da Informação) da Unesc e professor doutor, Rogério Casagrande, as principais áreas funcionais da Unesc têm a sua disposição o acesso remoto aos equipamentos e aos principais sistemas com um conjunto de ferramentas e procedimentos seguros. “Capacitações, tutoriais e equipamentos como notebooks e celulares foram disponibilizados a um grande contingente de usuários e setores-chave para que a Unesc não paralisasse suas atividades administrativas”, comenta.
Com relação às atividades acadêmicas, Casagrande salienta que a Universidade investiu fortemente na plataforma virtual de aprendizagem (AVA), que foi migrada para um grande provedor mundial para suportar a nova demanda de acesso simultâneo com uma média aproximada de 400 turmas por turno. Para se ter uma ideia, no comparativo entre o dia 6 de abril de 2019 e de 2020, o volume de usuários/hora do AVA da Universidade chegou a aumentar 422%.
“A Universidade ampliou também o acordo com a Google “Google for Education”, que permite à Instituição o uso ilimitado de ferramentas colaborativas como e-mail, Agenda, Meet, Classroom, GDrive e Hangouts de forma integrada, possibilitando uma experiência formativa de qualidade aos estudantes e professores. Equipes de suporte técnico online foram capacitadas e instrumentalizadas para dar o apoio necessário à comunidade acadêmica atendendo de segunda a sábado nos três turnos”, revela.