"Já temos o conhecimento teórico e esse aprendizado que é transmitido aqui, toda a sistematização, como agir diante das dificuldades e das emergências é importante e fundamental. Chego até dizer que não tem como se formar sem fazer isso". O relato é do acadêmico da fase final de Medicina da Unesc, Matheus Costa Sartor, que está fazendo o curso no Centro de Simulação em Saúde da Unesc que conta com a parceria da American Heart Association (Associação Americana do Coração), de Dallas, nos Estados Unidos, organização de renome mundial.
Matheus e outros colegas estão realizando a atividade em um ambiente equipado na Unesc dentro dos padrões da American Heart Association. Manequins de simulação de alta sensibilidade, equipamentos e móveis hospitalares modernos e espaços específicos para cada necessidade de aprendizagem foram montados com o que há de excelência no Brasil e no exterior.
A formação dos profissionais contou com etapas teórica e prática e serão encerradas neste sábado (9/4). "Estão sendo realizados três opções de cursos de imersão nas áreas de Pediatric Advanced Life Support (PALS), Advanced Cardiac Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) que são de Urgência e Emergência de Suporte Avançado em Atendimento Pediátrico, Urgência e Emergência de Suporte Avançado Cardiovascular e de Urgência e Emergência de Suporte Básico de Vida", contou o médico do Departamento de Pacientes Graves do Hospital Israelita Albert Einstein, Hélio Penna Guimarães que é emergencista e intensivista.
Segundo ele, os cursos são muito buscados e a Universidade poder oferecer isso é muito importante. "Para os alunos de Medicina e Enfermagem são muito valorizados principalmente quando o aluno está saindo da graduação e vai prestar prova de residência ou especialização. Isso serve como pontuação", comentou ele.
Conforme Guimarães, para se credenciar é necessário ter uma estrutura de simulação que é o que a Unesc oferece e o treinamento dos instrutores para o cumprimento do programa específico. "É uma certificadora em nível internacional e de excelência. O profissional credenciado aqui terá exatamente as mesmas qualificações de outro atuante na Europa, Estados Unidos e países que são referência. Para nossos estudantes, será uma grande qualificação. Quem ganha com isso são as pessoas da nossa comunidade que vão ser atendidas por profissionais altamente capacitados", comentou o médico Alexandre Costa, um dos instrutores.
Conforme ele, os cursos são voltados para acadêmicos e profissionais da área da saúde da cidade e de toda a região. "São atividades que preparam o participante para atuar na emergência e em determinadas situações, como paradas cardíacas, traumas e manejos em pediatria ou suporte básico de vida, como massagem cardíaca, entre outros", detalhou.
A partir do credenciamento definitivo, a Unesc passará a ministrar estes cursos para outras universidades e organizações de saúde do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone: (48) 3431 4572 ou pelo e-mail: [email protected].