Desde quarta-feira, 11, o Hospital São João Batista está sob os cuidados da Unimed, que arrendou a unidade por 20 anos. Não é uma compra, mas essa poderá ser efetivada durante este período. Nesta quinta-feira, 12, o presidente da empresa de planos de saúde em Criciúma, Leandro Avany Nunes, concedeu uma coletiva de imprensa para explicar o negócio.
“Vamos investir na área de cardiologia, que é uma área prioritária e representa 10% dos atendimentos no Brasil. A maior causa de morte, fora as neoplasias, são as cardiovasculares e quando ele é atendido rapidamente conseguimos salvar mais de 90% dos pacientes”, prometeu o médico.
A informação foi passada em primeira mão pelo jornalista Adelor Lessa, durante seu programa na Rádio Som Maior. Hoje o presidente de Unimed esteve na emissora, detalhando como será esse procedimento de adequação dos serviços. Aqui você pode conferir mais detalhes sobre a entrevista no estúdio.
Como ficarão os outros planos de saúde?
“O Hospital São João já presta atendimento para os usuários da Unimed e a gente vai manter, a gente acredita que consiga ampliar, queremos aumentar o número de clientes. Na nossa região temos um índice muito baixo, há uma pobreza inerente, então 15% da população tem plano de saúde, enquanto em outras regiões a média é 25%”, comentou. Além disso, o presidente prometeu manter atendimentos para outros planos de saúde.
Investimento em pediatria
“Hoje à noite teremos uma reunião com o núcleo de pediatria, para melhorar o atendimento. A doutora Clarissa é pediatra, vamos tentar resolver esse problema para reduzir a espera no pronto-socorro”, comentou. Clarissa Inês Almeida é a vice-presidente da Unimed em Criciúma.
Na cidade a empresa investiu R$ 3 milhões em equipamentos para a UTI neonatal, com dinheiro vindo dos cooperados. “A nossa prioridade é a UTI neonatal, que não temos na cidade e as crianças que nascem devem se dirigir a Tubarão. Nós tivemos a promessa de que em algumas semanas vamos receber o alvará provisório para esses atendimentos”, citou o presidente.

Sem demissões
“Hoje a Unimed tem 535 funcionários no Hospital, mais 115 no plano de saúde e aqui são 243. A intenção é não demitir ninguém. Queremos trabalhar com as pessoas que já estão aqui com a gente. A ideia é criar mais empregos, já que teremos mais demanda”, prometeu Avany Nunes.
Outras novidades
O foco do São João Batista será nos atendimentos cardíacos, que já são realizados e devem ser reforçados, assim como as oito salas de cirurgias. No Hospital Unimed serão feitos os atendimentos de urgência, enquanto no SJB seguem os eletivos. O estacionamento do hospital também deve passar por melhorias.