O Universidade Gratuita está cada vez mais próximo de sair do papel. Durante uma reunião nessa segunda-feira (3), segundo o deputado estadual e presidente do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, Napoleão Bernardes, houve avanços significativos. "Isso, seguramente, vai garantir a aprovação do projeto com uma grande maioria dos votos", disse, o político, em entrevista à Rádio Som Maior.
[o texto continua após o áudio]
Ouça a entrevista completa com Napoleão Bernardes, a partir de 6min04segs:
"Na reunião de ontem, avançamos em pontos importantes, até fruto das reivindicações dos estudantes, da comunidade acadêmica. Nós rodamos Santa Catarina, por meio do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias e, dessa rodada, ouvimos dos alunos algumas preocupações, uma delas, por exemplo, era em relação a uma segunda graduação", afirma Bernardes.
O deputado estadual detalha que, por isso, será garantido no projeto, por meio do novo acordo, que o estudante faça uma segunda graduação com o Universidade Gratuita, a não ser que a primeira já tenha sido cursada com recursos públicos. "É algo que os próprios estudantes defendiam", afirma.
Napoleão Bernardes detalha, em números, o impacto do projeto. "Em 2026, nós vamos chegar a 89 mil estudantes com o Universidade Gratuita no Sistema Comunitário de Ensino, além daqueles que serão beneficiados com bolsas nas instituições privadas", comenta. "É um programa de estado que vai revolucionar a capacidade de desenvolvimento econômico, social e humano, por oportunizar a milhares de catarinenses o sonho de cursar uma faculdade", finaliza.