A implantação do Programa Universidade Gratuita está na fase de credenciamento das instituições de ensino. Esse processo segue até 5 de setembro. O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, explicou quais são os próximos passos durante o Plenário desta terça-feira (29).
Ouça na íntegra:
Conforme o secretário, a partir de setembro, será lançado o edital para a seleção dos estudantes beneficiados, que ficará aberto por 30 dias. "Uma vez selecionados os alunos, nós estaremos liberando os recursos do programa, inclusive, retroativamente. Estamos, neste semestre, em um período de transição em que ainda temos muitos alunos com a bolsa Uniedu", explicou. O pagamento está previsto para outubro.
Assim, o Uniedu segue até o fim deste ano. Para 2024, o auxílio financeiro será somente pelo novo programa do Governo do Estado. "O estudante que tiver o Uniedu terá que se inscrever no Universidade Gratuita. Vai rodar os dois até o fim do semestre, naturalmente, porque não queremos criar problema e nem impedir os estudantes de ter suas bolsas até o fim do ano", reforçou o secretário.
Definições de contrapartida
Após receber o benefício, o estudante deve retribuir prestando serviços ao estado durante a graduação ou depois de formado. Essa contrapartida ainda está em fase de regulamentação. A ideia é que as próprias instituições de ensino criem programas voltados para esse fim.
"Temos a possibilidade dos alunos darem a contrapartida até dois anos depois de formados. Como também teremos a oportunidade das contrapartidas iniciarem já na época que o estudante está cursando", detalhou o secretário.