O governador Jorginho Mello sanciona o Programa Universidade Gratuita na tarde desta terça-feira (1º). Após essa etapa, a expectativa é que ocorra, ainda nesta semana, a assinatura dos decretos que regulamentam os procedimentos para a implantação do projeto. O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, falou sobre os próximos passos no Plenário.
Ouça a entrevista:
Conforme o secretário, será lançado o edital para que as instituições de ensino sejam credenciadas durante agosto. "E no mês de setembro, nós estaremos lançando o edital para a escolha e seleção dos estudantes participantes dos dois programas. Temos a intenção de, em outubro, fazer os pagamentos, retroativos inclusive, a todos que participam do Universidade Gratuita e bolsas do Fumdes", esclareceu Cimadon.
LEIA MAIS:
Poderão concorrer às bolsas do Universidade Gratuita pessoas naturais de Santa Catarina ou que residem no estado há pelo menos cinco anos, cuja renda familiar per capita seja inferior a oito salários mínimos para medicina e quatro salários mínimos para outros cursos. Além disso, é necessário já estar matriculado em uma instituição de ensino superior que participa do programa e deverá ser a primeira graduação a ser cursada com recursos públicos estaduais.
"Só agora, neste primeiro semestre, deve ampliar só para a Unesc, o dobro do número de alunos que nós temos atualmente atendidos pelo Uniedu e serão contemplados pelo Programa Universidade Gratuita. Importante salientar que o acesso ao programa depende dos critérios", ressaltou a reitora da universidade e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta.
Confira o Plenário na íntegra: