Não será possível cumprir a meta estabelecida há algumas semanas pelo ex-ministro da Infraestrutura. Tarcísio Gomes de Freitas, pouco antes de se licenciar do Governo Federal para concorrer a governador em São Paulo, anunciou que a intenção era inaugurar a BR-285 no meio do ano, entre junho e julho.
"A obra está a passo de tartaruga. Do jeito que está aí, só no fim do ano para inaugurar", afirmou nesta sexta-feira (8) o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava. "É muita obra, é muita terra para ser tirada, obras de contenções. Bem devagar", apontou.
O prefeito, que também é presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), lembrou que as chuvas das últimas semanas também retardaram o ritmo dos trabalhos. "No mês de março choveu muito, o mês inteiro. Nessa semana devem ter trabalhado um dia, chove todos os dias", registrou.
Não há, ao menos até o momento, problemas orçamentários. Foram reservados R$ 40 milhões para a sequência dos trabalhos ao longo de 2022. A questão é, realmente, de engenharia e condições para acelerar ou não os trabalhos.
"Só para fazer os paredões, quanto tempo. Depois toda a estrutura, tem mais outros pedaços, vai sair muita terra, e tem que levar lá em cima da Serra, é muito demorado. Tomara que fique pronto esse ano", concluiu o prefeito Biava.