Coordenador da Frente Parlamentar do Gás Natural em Santa Catarina, o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro destacou a importância econômica da redução média de 13,51% na tarifa do gás no estado. De acordo com o parlamentar, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc, autorizou a redução nos valores das tarifas para diversos grupos de consumidores a partir de 1º de julho. “Desde a implantação da Frente estamos lutando pela competitividade do gás em Santa Catarina, ouvindo os setores e propondo alternativas. A pandemia, lamentavelmente, prejudicou muitos setores que dependem do GNV, ao exemplo da indústria cerâmica ou o próprio consumidor final. A redução da tarifa vai auxiliar no processo de retomada econômica de Santa Catarina”, destaca Vampiro.
Conforme os dados da companhia, o segmento veicular abastecido com o Gás Natural Veicular (GNV) foi o que obteve a maior redução, com uma queda de 14,21%, na tarifa. Para o setor da indústria, que responde pela maior fatia de consumo do Estado, a queda da tarifa será de 13,51%. O segmento comercial terá redução 8,36% e o residencial de 6,96%. Com essa variação média, Santa Catarina segue com tarifas entre as mais baratas do Brasil.
Competitividade e agilidade na distribuição - A redução da tarifa do gás deve-se principalmente à diminuição dos custos da molécula atrelada ao preço do petróleo. Atualmente, 85% do custo é referente à molécula, de responsabilidade federal. “É preciso que continuemos trabalhando na definição de ações e estratégias para estimular o aumento do consumo do gás, garantindo para isso mais agilidade na distribuição e por sua vez mais competitividade”, explica o deputado.