As eleições municipais de 2024 se aproximam e quem vai concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito tem prazos para cumprir. Confira as datas e o que deve ser feito pelos pré-candidatos até o dia da votação.
Segundo o advogado Pierre Vanderlinde até o último sábado (5), seria a data final para quem quisesse se candidatar, estar com a filiação partidária em dia, mas ainda podem surgir notícias relacionadas a filiações.
“A filiação é um ato complexo, que em um primeiro momento é feita dentro do partido e depois vai ser informada à Justiça Eleitoral. Pode ser que alguém tenha se filiado a determinado partido e não tenha divulgado. Então até o dia 16 de abril, data final para confirmar a filiação no sistema do TSE, poderemos ter alguma surpresa”, ressaltou Vanderlinde.
No dia 8 de maio, termina o período de cadastro eleitoral, e para os pré-candidatos este será o tempo para a continuidade da pré-campanha. Assim, expondo as suas propostas e divulgando a sua possível candidatura nos veículos de comunicação.
Convenção Partidária
O prazo para convenção partidária tem início no dia 20 de julho e vai até 5 de agosto. “Esse é o período que os partidos devem escolher os seus candidatos e definir as coligações, que este ano serão somente para as eleições majoritárias, ou seja, de prefeito”, explicou o advogado.
O prazo para registro de candidatura é 15 de agosto. Após isso, no dia 16, começa a propaganda eleitoral.