Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Venezuelano reforça contingente de estrangeiros em Criciúma

Famílias que pedem dinheiro nos semáforos deve ser encaminhadas para ajuda social, orienta especialista

Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 05/10/2020 - 15:53 Atualizado em 05/10/2020 - 16:10
Venezuelano visto em um dos semáforos de Criciúma na última sexta-feira / Divulgação
Venezuelano visto em um dos semáforos de Criciúma na última sexta-feira / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Sou venezuelano. Preciso de um trabalho ou uma ajuda para comer ou poder comprar comida. Deus é fiel." Muitos que circulam pela cidade de Criciúma Já se depararam com esse pedido de ajuda em uma bandeira da venezuela. 

Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação Patrícia Vedana Marques, o grupo de abordagem social já conversou com o venezuelano, mas ele se recusou a passar endereço e receber ajuda. Patrícia ainda adianta que alguns casos de estrangeiros em Criciúma aumentaram pontualmente. "Uma família chegou solicitando passagem de ônibus e seguiu em frente. Outro grupo de três argentinos não quis ir para casa de passagem, mas logo seguiram para outra cidade também."

De acordo com a secretária de Assistência Social algumas pessoas acabam ficando por conta de trabalho. "É o caso dos haitianos e senegaleses que já estão mais adaptados. Eles conseguiram emprego e a legalização. Lembrando que toda a legalização é feita pela Polícia Federal, por se tratar de estrangeiros", adianta Patrícia. 

A secretária de Assistência Social ainda alerta para o perigo da esmola. "As vezes nos entendem mal. Porém pedimos para não dar esmola em dinheiro, pois acaba virando droga ou bebida. Nossas experiência nos mostra isso. Tem vezes que é melhor auxiliar com uma informação."   

Como ajudar 

No município o apoio é dado através do centro Pop que fica localizado na rua Martinho Lutero. O local permanece aberto de segunda a sexta das 8 às 17hs e oferece café e almoço, vestuário, sanitários, higiene pessoas, armazenamento de pertences e emissão de documentos.

Tem também a casa de passagem no bairro Pinheirinho que funciona 24 horas e possui dormitório, artigos para higiene pessoal e refeições.

O telefone de plantão da abordagem social é (48) 99951 21 46 e do Pop (48) 3431 0389,  e atende de segunda a sexta das 8hs às 17hs. 
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito