Os ventos no Sul catarinense chegaram próximos a 95 km/5 entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, 19. A temperatura mínima registrada foi no Morro da Igreja, na Serra: -4,5°C. Em Criciúma, a mínima foi na casa dos 8°C e a máxima nesta segunda não deve passar dos 18°C, segundo o climatologista Márcio Sônego.
Na terça-feira, o vento acalma, mas as temperaturas caem: em Criciúma, segundo Sônego, a mínima pode chegar perto do 0°C. A máxima cai para 17°C, a mesma de quarta-feira, quando a mínima sobe para 4°C.
"A tendência é que hoje tenha esse vento, mais constante até o meio-dia. À tarde acalma-se, o ciclone vai para o alto mar. O tempo é bom na semana toda, sem previsão de chuva até a segunda-feira da semana que vem. Temperatura mínima abaixo de 7°C até o sábado", relata Sônego. Com o vento, a sensação térmica cai: nesta segunda, deve ficar na volta dos 12°C.
As temperaturas negativas foram registradas nesta madrugada desde o Paraná até o Oeste catarinense. Em Maravilha e Ponte Serrada, próximo à fronteira contra a Argentina, o termômetro chegou a -3°C.
Velocidade máxima dos ventos no Sul catarinense
Barragem do Rio São Bento: 95 km/h
Criciúma: 52 km/h
Balneário Rincão: 66 km/h
Urussanga: 69 km/h