Ganhou repercussão em Forquilhinha nos últimos dias o projeto do vereador Leandro Loch (PSDB) que propunha proibir vereadores em exercício de ocuparem cargos comissionados nas esferas municipal, estadual e federal. Se o fizessem deveriam abrir mão dos mandatos.
Em primeira votação, a pauta foi aprovada por sete votos a dois. O segundo turno, na noite desta segunda-feira, foi recheada por uma ampla discussão e terminou com a derrubada da pauta, que teve cinco votos a favor, três contrários e uma abstenção. Ocorre que, pela natureza, a pauta requeria dois terços de apoio em plenário, ou seja, seis votos.
"Recebi orientação por votar contra pois o projeto é inconstitucional", comentou o vereador Diego Passarela (PP). "Que a gente busque outros pareceres além do da Casa", completou. "Já fizemos a primeira votação, tivemos tempo nas comissões, tivemos o parecer pela constitucionalidade, temos que levar para a votação", rebateu o vereador Célio Elias (PT).
O vereador Leandro Loch já havia apresentado a mesma pauta em 2017, e agora, por se tratar de emenda à Lei Orgânica, só pode voltar ao plenário em 2020.