Quem utiliza a Via Rápida, que faz a ligação entre Criciúma e Içara, não deixa de notar uma boa quantidade de lixo nos acostamentos. A variedade é tão grande que chega a assustar.
No início da tarde dessa terça-feira, 29, havia desde um televisor até quase toda a parte interna de um veículo, com direito a bancos, tapetes e cinto de segurança. Caixas de papelão, garrafas de bebidas alcoólicas, carteiras de cigarros, sacos plásticos, restos de comida, tudo espalhado nas encostas e muitas vezes obstruindo as canaletas que deveriam escoar a água da chuva para evitar sujeira e acumulo de água na pista.
Infelizmente o principal acesso a maior cidade da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) ao que tudo indica vem sendo usado como depósito de lixo por alguns moradores e motoristas que passam pelo local.
A rodovia foi estadualizada no final do ano passado e a manutenção agora é de responsabilidade do governo catarinense. Entramos em contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade que ficou de nos passar algumas informações a repeito da limpeza. Até o fechamento dessa matéria não obtivemos as respostas.