Algumas pessoas que pegaram Uber em Criciúma nesta segunda-feira, 16, reclamaram da tarifa, que estaria acima do valor normal. Segundo o presidente da Associação dos Motoristas Particulares e por Aplicativos do Sul Catarinense (Ampasc), Robson Cechinel, o número de motoristas tem aumentado na cidade, são 150 associados e em torno de 500 motoristas.
“Isso depende do horário, eles tem a tarifa dinâmica, se tiver mais solicitações de viagens do que de motoristas disponíveis, tanto a Uber quando a 99 tem a tarifa dinâmica e isso aumenta um pouco o preço. Ela pode escolher entre pegar e não pegar”, afirmou.
De acordo com o presidente da Ampasc, o que contribuiu para o aumento na tarifa é a chuva, já que o número de pedidos cresce. “Não aumentou a tarifa, está igual. Se pedir amanhã às 9h ou às 10h poderá conferir que está normal. Se a pessoa saiu desprevenida e começou a chover, poderá chamar o Uber”, explicou.
Com o Garupa não tem tarifa dinâmica
O Garupa é um aplicativo novo, que não trabalha com a tarifa dinâmica, conforme destacou o gerente da empresa na cidade, Adílson Pinheiro. Houve um acréscimo de R$ 0,20 centavos nos últimos dias.
“Teve um acréscimo, mas o nosso foi de 20 centavos na taxa que cai para o aplicativo, passou de 60 para 80, nós não mexemos nas tarifas e nem no valor do quilômetro”, contou. “Essa mudança tem três meses, o Garupa segurou até agora, faz 15 dias que entrou em vigor”, completou.
O Garupa tem outro sistema que cobra um pouco mais pelas corridas, mas ainda não foi implantado na região por falta de motoristas.
“A gente não trabalha com dinâmica, nós temos o plus, mas aqui em Criciúma ainda não aplicamos, porque estamos com o número bastante pequeno de motoristas, precisamos ter motoristas suficientes para a demanda. Nós estamos com 62 motoristas em Içara, Criciúma e Cocal do Sul”, comentou.