A Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem intensificado as ações de combate à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com os casos aumentando de forma significativa em todo o estado, fica o alerta à população para que redobre os cuidados.
De acordo com dados divulgados pela Dive, desde o início do ano até agora foram mais de 20 mil casos da doença em Sana Catarina, dos quais 16 pessoas morreram. A Secretaria de Saúde e equipe da Vigilância Epidemiológica têm monitorado as residências e terrenos para orientar ou identificar focos de larvas do mosquito da Dengue. Em Cocal do Sul, a agente Kariny Raimundo Silveira tem atuado à frente dos trabalhos.
“A prevenção por meio da orientação é realizada durante o ano todo, mas agora estamos intensificando as orientações por conta da chegada do verão e temperaturas mais elevadas, condições essas propícias para a proliferação do mosquito da dengue. Fazendo assim, um alerta para a população redobrar o cuidado e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, comenta o secretário municipal de Saúde, Sidney Duarte de Oliveira.
Nesta semana, será realizada na Secretaria de Saúde uma roda de conversa com as agentes comunitárias, orientando sobre o combate à dengue e de que forma identificar possíveis focos nas residências.
Prevenção
Entre as orientações para se evitar a proliferação do mosquito da Dengue, estão:
o Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas e se usar, optar por colocar areia;
o Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
o Manter lixeiras tampadas;
o Deixar os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
o Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
o Tratar a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
o Manter ralos fechados e desentupidos;
o Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
o Retirar a água acumulada em lajes;