A Acadêmicos Viradouro ganhou pela segunda vez o Grupo Especial do Carnaval Carioca. A apuração encerrou há pouco na Praça da Apoteóse e deu o título para a escola de samba de Niterói. Com uma nota total de 269,6, ficou empatada com a Grande Rio e dois décimos à frente de Mocidade e Beija-flor.
A Mangueira, que teve um desfile recheado de polêmicas sobre a retratação de Cristo, chegou em 6º lugar, com uma nota total de 268,9 e repetirá a atuação no desfile das campeãs. A Portela, escola tradicional, chegou em 7º.
A São Clemente, que teve o samba-enredo sobre fake-news composto pelo ator e comediante Marcelo Adnet, inclusive com o artista fazendo uma imitação do presidente Jair Bolsonaro, chegou em 10º lugar e escapou do rebaixamento. Foram rebaixadas as escolas Estácio de Sá e União da Ilha.
O desfile da Viradouro foi um dos que encantou o público na primeira noite do Carnaval carioca. O enredo "Viradouro de alma lavada" falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté em Salvador, buscando comprar a alforria. O primeiro título da escola no grupo principal foi em 2018.