Uma equipe de profissionais da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) se reunirá com os prefeitos eleitos da região para debater pautas importantes para o desenvolvimento regional. Os encontros começam já nesta segunda-feira, 23, e se estendem até o dia 22 de dezembro.
As ações fazem parte do projeto Cidades do Sul: desenvolvimento regional no pós-pleito eleitoral. “Nosso objetivo de fato agora é ouvir os prefeitos e prefeitas eleitas com relação aos encaminhamentos que pretendem fazer em seus municípios, sobretudo em temas muito pertinentes a toda a população, como educação, saúde, cultura, meio-ambiente, desenvolvimento econômico e social e, ainda, tecnologia e inovação”, ressaltou a reitora da universidade, professora Luciane Ceretta.
Além de debater e conhecer as estratégias dos prefeitos eleitos, a Unesc pretende colocar suas mais diversas equipes de atuação a disposição dos municípios para criar soluções e elaborar novos projetos. Para isso, serão necessárias longas conversas com os novos gestores da região.
“Iniciamos hoje com o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, seguimos com Franqui Salvaro [Siderópolis], Rogério Frigo [Nova Veneza], Sayonara [Lauro Müller] e Jorge Koch [Orleans]”, disse Ceretta. “Fizemos um plano de desenvolvimento socioeconômico, estamos com 70$ dele concluído, e conhecemos muito bem as necessidades e realidades de cada um dos nossos municípios e, portanto, é hora de se colocar ao lado daqueles que foram eleitos pela população para ajudar a continuar construindo nossas cidades”, completou.