Após a liminar que determinava o custeio do tratamento do menino Thobias ter sido derrubada, a família do pequeno criciumense teve uma grande vitória. A cura para a leucemia de Thobias, que poderá custar até R$ 5 milhões, deverá ser totalmente paga pelo Governo Federal, Estado de Santa Catarina e Município de Criciúma.
Thobias foi diagnosticado com LLA (leucemia linfoblástica aguda) tipo B, em agosto de 2020, e já passou por transplante de medula óssea e quimioterapia, mas nenhuma das opções levou à melhora do seu quadro. A busca da cura de sua doença envolve uma terapia que só existia fora do país, chamada Car-T Cell. Para arrecadar o valor do tratamento, os pais recorreram a uma Vakinha online, pela qual conseguiram arrecadar mais de R$ 1 milhão, mas o valor ainda é insuficiente para cobrir todas as despesas.
Mesmo com toda a ajuda o montante que precisariam alcançar era muito alto, então recorreram a Justiça. “A gente estava no meio da campanha de arrecadação, os pais me procuraram para que a gente buscasse esse recurso com o Governo, uma vez que a responsabilidade é solidária. Então eu propus que fosse entrado na Justiça para garantir o direito ao Thobias”, explicou o advogado Artur Bolan Búrigo, que esteve nesta quinta-feira (7) no programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior.
As duas liminares
A primeira liminar, alcançada no fim do ano passado, caiu logo após pois, na época, o tratamento em questão não era regulamentado pela Anvisa no Brasil. Porém, o jogo virou quando, há pouco mais de dois meses, a Anvisa aprovou o tratamento, que já é realizado em outros países como na Holanda, onde Thobias esteve sob cuidados nos últimos meses, às custas dos valores arrecadados na vaquinha.
Diante da nova decisão da Anvisa, que reconheceu o tratamento que Thobias requer, Artur voltou aos tribunais com a mesma proposta e a justificativa de que agora o tratamento poderia ser realizado. A vitória, alcançada na liminar expedida na última terça-feira (5) por juiz federal de Criciúma, representa que todos os custos relacionados ao tratamento de Thobias, inclusive despesas extras, serão arcados por União, Estado e Município.
A realidade de Thobias
Thobias foi um menino que, como todos, nasceu em um hospital. Mas, diferente da maioria, praticamente nunca o deixou. “O dia que eu entrei naquele hospital, eu não me deparei com o quarto dele na cabecinha do Thobias, aquilo ali era a casa dele, era o mundo dele, dentro daquele quarto tinha a cama, tinha um leão, árvores, chuva desenhados na parede… Tinha tudo que tu vê com os teus olhos na parede de um quarto. Sempre defendi que advocacia é feita para mudar vidas. Tenho muito amor por essa causa, não pelo direito que defendo, mas pela importância que ela tem para esse menino”, contou Artur.
Thobias e os pais, que estão desempregados e o acompanham permanentemente, voltaram faz poucos dias da Holanda e estão no Brasil, revendo familiares. Clique aqui e confira a rotina de Thobias pela rede social onde o dia a dia do menino é contado, bem como as campanhas são potencializadas. No próximo domingo (10), uma live de Páscoa será realizada para angariar fundos para os tratamentos da criança.
Ouça a entrevista do advogado Artur Bolan Búrigo no podcast: